top of page
Rossana Fraga

O PROJETO

Visus decoloniais é uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj em parceria com o Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação Social. O projeto busca mapear e dar visibilidade a produções fotográficas de jovens artistas fluminenses que discutem temáticas ligadas à raça, gênero, sexualidade e ancestralidade.

 

Com base no mapeamento e análise dessas produções, o projeto procura discutir as imagens como uma prática cultural e política e ampliar a discussão sobre a problemática da representação no campo da fotografia, em uma perspectiva descolonial.

 

Cientes de que as imagens podem tanto reforçar estereótipos quanto serem usadas para rebater violências e apagamentos, muites artistes vêm produzindo narrativas visuais com o propósito de criar outras narrativas do mundo e outras possibilidades de imagina-lo, ligadas diretamente à suas experiências de corpo, memória e território.

 

A partir do mapeamento, a pesquisa busca entender como se organizam as narrativas visuais desses fotógrafes, suas características e contribuições para as discussões sobre as temáticas da pesquisa no campo da fotografia. O projeto conta com o apoio da Faperj e se desdobra em ações que visam fomentar a trocas de experiências entre os participantes e ampliar espaços coletivos de discussão, através de oficinas de foto-livros, rodas de conversa e exposições.

A EQUIPE

A pesquisa é coordenada pelo Prof. Fernando Gonçalves e contou, em sua primeira fase, com as estudantes Bruna Muller e Carolina do Val. Conta atualmente com a participação de Fernanda Duarte, Yasmin Martins e Maria Eduarda Rocha. O projeto tem a parceria do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, coordenado pelo Prof. Leandro Pimentel, e do projeto Olhos Negros, coordenado pelo Prof. Daniel Meirinho na UFRN.

bottom of page